Rádio
Noruega despede-se da rádio FM
9 de janeiro de 2017
 

A Noruega vai começar a desligar os emissores de rádio FM no início deste ano, medida avançada pelo Ministério da Cultura norueguês, tornando-se no primeiro país do mundo a acabar definitivamente com a emissão FM e a transitar para a rádio digital - Digital Audio Broadcasting (DBA).

A decisão tomada pelo governo relaciona-se com a melhor qualidade de som oferecida pela rádio digital, assim como um maior número de estações comportadas. A DBA oferece atualmente 22 canais nacionais, em oposição aos 5 da FM, e tem capacidade para hospedar mais 20. Além disso, o custo das transmissões FM é oito vezes superior à rede digital.

A medida está a causar algumas críticas negativas pois obrigará muitos ouvintes a comprar um adaptador caso não tenham aparelhos que lhes permitam ouvir rádio digital. De acordo com a agência Reuteurs, um inquérito realizado pelo jornal norueguês Dagbladet indica que 66% dos noruegueses estão contra esta transição, 17% a favor e os restantes indecisos.

Embora sem data prevista, outros países da Europa, como a Suíça ou a Dinamarca, consideram também uma mudança nacional para a DAB.
Comentários
Comente este artigo
Regras de Comentários
Agradecemos todos os comentários já que reforçam a qualidade do portal.
Pedimos que respeitem o código editorial, não utilizando linguagem que viole a lei ou a integridade dos demais.
O seu IP ficará na nossa base de dados sem que seja divulgado.
Home
MadeBy
Legislação
GateScope
mgate
Simulador
MissGate
WeeklyTv
Perfis
Notícias
Artigos
Eventos
Opinião
Publicações
TvGate
RadioGate
PressGate
OutGate
CineGate
APAP
DigitalGate
ICAP
APCT
APODEMO
Marktest
Obercom
API
APMP
GMCS
Criativos
APAN
APPM
ACEPI
MEDIAFONE