Televisão
Weekly TV 44 | 2014
3 de novembro de 2014

  
A RTP1 foi a única estação entre os canais de sinal aberto a aumentar a sua base média de audiência na última semana. A estação pública fechou a semana 3,1% de audiência média diária, mais 0,2 pontos percentuais (p.p.), e um share de 15,7% a que corresponde uma subida de 0,9 p.p. Em relação aos valores médios de audiência diária que o canal exibiu ao longo do ano, a passada semana situou-se apenas a 0,1 p.p. abaixo deste referencial. Durante os dias úteis, a RTP1 apenas por uma vez atingiu os 3% de audiência. No entanto, no fim-de-semana subiu para os 3,4% no sábado e para os 3,8% no domingo ultrapassando a SIC na segunda posição.

A SIC, segunda estação de maior audiência, baixou 0,13 p.p. de audiência para os 3,7%. O share de audiência da estação também diminui, caindo 0,9 p.p. para os 18,6%. Apesar de a sua audiência ter diminuído, a estação do grupo Impresa manteve a RTP1 a mais de 1 p.p. de distância. Para a TVI, a distância aumentou 0,1 p.p.

Também a TVI, estação líder de audiências, perdeu audiência durante a última semana. Com menos 0,1 p.p., a estação da Media Capital baixou para uma audiência média diária de 4,5% e atingiu um share médio de audiência de 23,% que resulta da quebra de 0,7 p.p. Destaque para os 6% de audiência que a estação conseguiu no domingo, depois de até sábado ter oscilado entre os 4% e os 4,5%.

O conjunto dos canais cabo chegaram aos 6% de audiência média diária e ultrapassaram ligeiramente os 30% de share de audiência.




O bom resultado da RTP1 permitiu à estação colocar cinco programas entre os 15 mais vistos da semana, facto muito pouco habitual. Curiosamente, apenas o programa de “The Voice Kids” foi transmitido durante o fim-de-semana, período em que a estação aumentou a sua audiência média. O programa de entretenimento de domingo à noite foi o quarto programa mais visto da estação com uma audiência média de um milhão de telespectadores e, em termos gerais, foi o 11.º de maior audiência.

A TVI foi a estação que mais contribuiu para este ranking. Com sete programas entre os 15 de maior audiência, a estação da Media Capital consegue a primeira posição com a edição de domingo do “Jornal das 8”. Visto por 1,6 milhões de telespectadores, o espaço de informação apresentado por Judite Sousa e que inclui o habitual cometário de Marcelo Rebelo de Sousa, antecedeu a habitual Gala de Secret Story 5 que obteve uma audiência de 1,4 milhões.

Na última semana, a SIC contribuiu apenas com três programas. O de maior audiência foi o episódio do dia 28 (terça-feira) da novela “Mar Salgado”. Visto por pouco mais de 1,5 milhões de telespectadores, a novela alcançou a segunda posição do ranking de programas.



 





No cabo, destaque para o regresso à liderança da TVI Secret Story. O canal dedicado à quinta edição do programa obteve uma audiência média diária de 0,4% e liderou as audiências todos os dias com exceção do domingo. Ao longo do dia, a audiência do canal é mais elevada entre as 12h00m e as 20 h00m e entre as 22h30m e as 24h00m.

O Hollywood perdeu a primeira posição e fechou a semana com uma audiência média 0,02 p.p. abaixo do novo líder. Até sábado, o Hollywood conseguiu uma audiência média 0,3%. No domingo, o canal obteve 0,7% de audiência o que lhe permitiu liderar nesse dia. O pico de audiência do canal acontece entre 22h30m e as 24h00m.

As restantes três posições são ocupadas pela SIC Notícias, pelo Disney Channel e pela FOX. Ao longo da semana, estes três canais apresentam um percurso semelhante. Durante os dias úteis, a audiência encontra-se relativamente estabilizada para aumentar no fim-de-semana. No entanto, em relação aos picos de audiência existem algumas diferenças. Na SIC Notícias existem dois picos de audiência: entre as 18h00m e as 20h00m (0,6%) e entre as 22h30m e as 24h00m (0,9%). O Disney Channel apresenta um comportamento distinto: o canal vai progressivamente aumentando a sua audiência até à faixa horária entre as 20h00 e as 22h30, período em que atinge o pico de audiência (0,8%). A audiência da FOX exibe uma curva de crescimento até às 18h00. A partir daí a audiência estabiliza.



Apesar de ter perdido a liderança das audiências, o canal Hollywood foi quem mais contribuiu para a elaboração do ranking dos 15 programas mais vistos da última semana. Dos seis programas, dois foram transmitidos no domingo, dia em que o canal liderou. O filme de maior audiência do canal foi “O Primeiro Golpe” transmitido no domingo e foi visto por perto de 150 mil telespectadores. Em termos gerais, este filme foi o segundo programa mais visto da semana. O Disney Channel foi o segundo canal com maior presença (quatro programas) no Top 15.

O programa mais visto foi “O Dia Seguinte” da SIC Notícias. Com transmissão à segunda-feira, o programa dedicado ao comentário sobre o futebol, foi visto por mais de 155 mil telespectadores.





Nota: Dados CAEM (GfK)
Comentários
Comente este artigo
Regras de Comentários
Agradecemos todos os comentários já que reforçam a qualidade do portal.
Pedimos que respeitem o código editorial, não utilizando linguagem que viole a lei ou a integridade dos demais.
O seu IP ficará na nossa base de dados sem que seja divulgado.
Home
MadeBy
Legislação
GateScope
mgate
Simulador
MissGate
WeeklyTv
Perfis
Notícias
Artigos
Eventos
Opinião
Publicações
TvGate
RadioGate
PressGate
OutGate
CineGate
APAP
DigitalGate
ICAP
APCT
APODEMO
Marktest
Obercom
API
APMP
GMCS
Criativos
APAN
APPM
ACEPI
MEDIAFONE