Internet
6 Dicas para sobressair nas redes sociais
16 de janeiro de 2017
 

Cada vez mais, as redes sociais estão inundadas de “ruído”. Anúncios, páginas sugeridas e conteúdo irrelevante são uma constante no nosso feed. Para quem trabalha nestas plataformas e se quer fazer ouvir é fundamental saber destacar-se neste caos.

O principal erro de uma marca é atirar-se de cabeça, sem qualquer plano ou estratégia concreta. É aqui que começa o tal “ruído”, caracterizado por uma abordagem demasiado interna e muito pouco interessada na conexão com quem realmente importa: o público-alvo.

As dicas seguintes ajudam a combater esta tendência, potenciando a interação com a comunidade onde queremos ser ouvidos:

1 – Pare, escute e olhe!

Observar e analisar é uma mina de ouro em informações. Ao seguir as ações do público-alvo, iremos aprender factos fundamentais sobre o seu comportamento digital: quando está online, que posts obtiveram maior engagement e quais os temas a que a nossa comunidade responde melhor. Com este feedback é possível alinhar o tipo de conteúdo, adaptando-o da melhor forma àquilo que a comunidade deseja ouvir. Esta simbiose é proveitosa nos dois sentidos, uma vez que seremos vistos como um recurso interessante e fiável, aumentando a reputação na agitação das redes sociais.

2 – Ego? Não se encaixa.

Alimente a sua comunidade digital da mesma forma que se apresentaria a uma “pessoa offline”. Ninguém fica impressionado com uma abordagem meramente comercial, focada única e exclusivamente no produto que quer vender. Esta pressão, muitas vezes incutida nas páginas de fãs, é meio caminho andando para o clique “Não gosto desta página”. Procure conhecer a sua comunidade, fazer perguntas, perceber os seus interesses e quais os pontos que têm em comum.

3 – Foco no consumidor:

O foco no consumidor é, naturalmente, um processo de follow up ao ponto número 2. No momento em que as pessoas percebem que têm importância e são ouvidas, a tendência será prestar mais atenção. Agradeça a partilha de posts. Responda às questões colocadas de forma honesta, envolvente e, porque não, divertida. Todos sabemos que por trás de uma marca há uma cara, por isso deixe a sua personalidade conquistar a confiança do público.

4 – Ouvir é bom, mas falar também.

Ouvir a comunidade é um dos pontos mais importantes em qualquer estratégia de social media, mas é fundamental não nos limitarmos a colocar as pessoas em pequenas caixas de personalidade. A conversa tem obrigatoriamente de ser bidirecional pois o benefício desta interação é mútuo. Ao conhecer o seu público-alvo vai descobrir o que é verdadeiramente importante para ele e, ao mesmo tempo, perceber de que forma o seu produto pode melhorar as suas vidas.

5 – Aposte no visual!

Altura de fazer um scroll down na timeline: o que se destaca? Os textos intermináveis (que ninguém perde tempo a ler) ou as imagens/vídeos? Claramente, as imagens ou fotografias ganham este desafio. Mas para se distinguir, use fotos excecionais, marcantes, eye catching! Quando tiver uma imagem que realmente representa o espírito da sua marca, aí sim, acompanhe-a com um (pequeno) texto.

6 – Consistência:

Mantenha a sua essência presente em todos os meios de conteúdo. Cada vez que há um contacto com o público, este deve ser capaz de reconhecer imediatamente os traços distintivos da marca. A consistência da informação e da imagem trazem confiança e são as marcas confiáveis que sobressaem no ruído das redes sociais.

Quando conseguir reunir todos ou alguns destes itens, a experiência da comunidade vai melhorar, tanto ao nível dos consumidores como dos potenciais consumidores. As pessoas começarão a vê-lo como um recurso útil, responsivo e como alguém que se preocupa com as suas necessidades. Quando falar com as pessoas da forma como elas gostam de ser abordadas, a conquista do digital está garantida. Aparentemente simples e com resultados surpreendentes!
Comentários
Comente este artigo
Regras de Comentários
Agradecemos todos os comentários já que reforçam a qualidade do portal.
Pedimos que respeitem o código editorial, não utilizando linguagem que viole a lei ou a integridade dos demais.
O seu IP ficará na nossa base de dados sem que seja divulgado.
Home
MadeBy
Legislação
GateScope
mgate
Simulador
MissGate
WeeklyTv
Perfis
Notícias
Artigos
Eventos
Opinião
Publicações
TvGate
RadioGate
PressGate
OutGate
CineGate
APAP
DigitalGate
ICAP
APCT
APODEMO
Marktest
Obercom
API
APMP
GMCS
Criativos
APAN
APPM
ACEPI
MEDIAFONE