Cinema
Cinema cresce em número de espectadores e receitas
24 de fevereiro de 2016
 

Em 2015, o número de espectadores de cinema aumentou 20% face ao ano anterior. Segundo os dados do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online, no ano passado existiam em Portugal um total de 163 recintos de cinema, com 545 salas dedicadas à sétima arte. Estas salas, com capacidade para cerca de 104 mil utentes, ofereceram 621 mil sessões de cinema a que assistiram 14,5 milhões de espectadores.

Em termos de faturação, o cinema obteve receitas na ordem dos 75 milhões de euros, tendo um quinto deste valor sido registado no concelho de Lisboa, apenas. O montante representa um incremento de 19,4% face a 2014.

De facto, a oferta cinematográfica está sobretudo localizada nos grandes centros urbanos. Metade dos recintos localiza-se em 26 dos 308 concelhos do país. Já em número de espectadores, a concentração é ainda mais evidente, com 10 concelhos responsáveis pela captação de metade dos espectadores e das receitas de bilheteira.

O gráfico seguinte mostra o posicionamento dos concelhos do Continente face a três variáveis – o número de espectadores de cinema (eixo horizontal), o índice de poder de compra (eixo vertical) e a população residente (dimensão dos círculos).

Os dados do ICA mostram ainda que em 207 dos 308 concelhos do país não existe um único recinto de cinema e que em 69 outros concelhos existe um recinto, o que significa que apenas 32 concelhos oferecem mais do que um recinto de cinema aos seus habitantes.

Póvoa de Varzim, Sertã, Arganil, Setúbal e Castelo Branco foram os concelhos que mais viram aumentar o número de espectadores de cinema em 2015, enquanto em Setúbal, Castelo Branco, Arganil, Paredes de Coura e Rio Maior foi onde mais cresceram as receitas deste meio.


Comentários
Anónimo - 25.02.2016 11:09
Bom artigo! Info Quantitativamente e Qualitativamente relevante!
Comente este artigo
Regras de Comentários
Agradecemos todos os comentários já que reforçam a qualidade do portal.
Pedimos que respeitem o código editorial, não utilizando linguagem que viole a lei ou a integridade dos demais.
O seu IP ficará na nossa base de dados sem que seja divulgado.
Home
MadeBy
Legislação
GateScope
mgate
Simulador
MissGate
WeeklyTv
Perfis
Notícias
Artigos
Eventos
Opinião
Publicações
TvGate
RadioGate
PressGate
OutGate
CineGate
APAP
DigitalGate
ICAP
APCT
APODEMO
Marktest
Obercom
API
APMP
GMCS
Criativos
APAN
APPM
ACEPI
MEDIAFONE