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Macy’s Thanksgiving Parade: o paraíso das marcasMacy’s Thanksgiving Parade: o paraíso das marcas
30 de novembro de 2016
 

No Dia da Ação de Graças, o desfile da Macy’s é como uma manhã de Natal para as dezenas de marcas que irão alcançar uma das audiências mais recetivas do ano — cerca de 40 milhões de pessoas que assistem a todo ou alguma parte do desfile transmitido pela NBC.

A cadeia televisiva estima que, no ano passado, o desfile foi visto por 41,3 milhões de espectadores, tornando-o na transmissão não desportiva mais vista nos EUA.

Entre a televisão, o livestream e as cerca de 3,5 milhões de pessoas que assistem ao desfile nas ruas de Nova Iorque, a audiência da Macy’s Parade é “semelhante aos grandes eventos desportivos”, afirma Mary Zalla, diretora de marcas de consumo da Landor.

“É evidente o interesse das marcas por este tipo de eventos, mas o que o desfile do Dia da Ação de Graças tem em relação ao desporto é a ligação com um feriado nacional muito estimado”, diz Zalla. Enquanto no desporto há protestos e conflitos, “o Dia da Ação de Graças não é controverso. Todos gostam deste feriado que une as pessoas e isso, do ponto de vista do marketing, é uma espécie de sonho”.

A transmissão televisiva, que começa de manhã e termina ao final da noite, é sempre uma excelente aposta para as marcas, atraindo uma audiência altamente recetiva, horas antes das vendas da Black Friday começarem. Desta forma, cria-se um ambiente caloroso entre o feriado e o início das festividades natalícias, que leva, invariavelmente, ao consumo.

De acordo com a Kantar Media, a transmissão televisiva do ano passado representou cerca de 30,1 milhões de dólares em receita publicitária. As marcas podem também aparecer na transmissão sem comprar espaço publicitário, ao participarem no próprio desfile com um balão gigante. Esta participação é discutida com a Macy’s, não com a NBC.

A vantagem dos balões face aos anúncios televisivos é o reconhecimento e endossamento das marcas pelos apresentadores do desfile — Matt Lauer, Savannah Guthrie e Al Roker — que, por um dia, põem a sua imparcialidade televisiva de lado e falam entusiasticamente das marcas que decoram o desfile.
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