Multimeios
Millennials exigem que empresas se reinventem e apostem em ferramentas de colaboração e networking
27 de janeiro de 2016
 

Mais criativo, colaborativo e sem rotinas. É assim o novo ambiente de trabalho, que surgiu com a chegada dos millennials ao mercado. E tudo porque estes jovens, com idades compreendidas entre os 18 e os 34 anos e que estão sempre online, acreditam que a tecnologia pode facilitar o sucesso profissional.

No entanto, as empresas não estão pensadas para o mundo digital, necessitando, por isso, de reinventar os seus negócios, se quiserem ser bem-sucedidas no atual panorama. A aposta na transformação digital exige equipas renovadas, com diferentes competências e focadas no cliente. A integração dos millennials nas equipas de trabalho revela-se, assim, fundamental para as empresas que pretendam liderar este processo. Contudo, há que saber como atrair e reter estes talentos jovens, garantindo que atingem o máximo de produtividade. Para o efeito, será necessária, para além da transformação digital, a introdução de ferramentas de colaboração e networking no universo corporativo. É esta, então, a principal conclusão do estudo “Digitalizing Your Business Strategy – Creating Value for Customers in the Digital Age”, realizado pela Forrester Research junto de 150 empresas europeias, incluindo Alemanha, Espanha, França, Itália e Reino Unido, e divulgado pela Microsoft. O argumento apresentado torna-se ainda mais válido, se considerarmos que os millennials vão representar, até 2020, 50% do mercado de trabalho mundial.

A pesquisa indica ainda que a definição de uma estratégia de transformação digital representa um trabalho de equipa, que inclui o próprio diretor geral da empresa, responsável por criar “uma cultura focada no cliente e que promova a inovação”.

“Para atrair os jovens talentos e criar este novo modo de trabalhar, as empresas precisam de lhes garantir as ferramentas que permitem o networking e a colaboração. Isto pode ser possível atraindo e retendo o talento usando as redes sociais, encorajando as equipas a resolverem os problemas em grupo ou dando-lhes as tecnologias que lhes são familiares e que os ajudam a cumprir os seus objetivos”, refere a Microsoft, que criou o Office Sway, para Windows 10. A nova funcionalidade, disponível no Office, consiste numa ferramenta online, que permite criar histórias interativas e partilháveis, passíveis de serem visualizadas e editadas em qualquer ecrã.

Para serem bem-sucedidas na implementação desta nova forma de trabalhar exigida pelos millennials, as empresas devem, portanto, seguir três regras básicas, como gerir o talento através das redes sociais, promovendo a inovação; promover a colaboração através de toda a organização; e disponibilizar ferramentas de colaboração, videoconferência, trabalho remoto e dispositivos móveis.
Comentários
Comente este artigo
Regras de Comentários
Agradecemos todos os comentários já que reforçam a qualidade do portal.
Pedimos que respeitem o código editorial, não utilizando linguagem que viole a lei ou a integridade dos demais.
O seu IP ficará na nossa base de dados sem que seja divulgado.
Home
MadeBy
Legislação
GateScope
mgate
Simulador
MissGate
WeeklyTv
Perfis
Notícias
Artigos
Eventos
Opinião
Publicações
TvGate
RadioGate
PressGate
OutGate
CineGate
APAP
DigitalGate
ICAP
APCT
APODEMO
Marktest
Obercom
API
APMP
GMCS
Criativos
APAN
APPM
ACEPI
MEDIAFONE